quarta-feira, 30 de abril de 2014

C10K e Open Web: moldando o futuro das aplicações



Você deve estar se perguntando o porquê desse “rebuliço” em torno do Node.js e do MEAN stack, não? Por que essa “onda” de HTML 5, Angular.js, REST etc? O que deu nas pessoas para ignorarem soluções consagradas, como: Java EE e .NET, em prol de um monte de porcarias, criadas por “garotos da Internet”.

Tudo isso está relacionado com uma nova tendência de aplicações, chamada: Open Web (web aberta).

E uma das inovações tecnológicas que habilitam a Open Web, na parte servidora, é o advento de “Lightweight web servers” (http://slodive.com/web-development/lightweight-alternatives-to-apache-and-iis-web-servers/) , criados para resolver o “Problema C10K” (http://en.wikipedia.org/wiki/C10k_problem). O Node.js (http://nodejs.org/) é apenas uma dessas inovações.

É preciso entender o contexto onde todas essas novidades estão acontecendo, e por que até os gigantes da indústria estão sendo incomodados com isso.



terça-feira, 29 de abril de 2014

"Ponto fora da curva"

Ser chamado de "maluco", "caozeiro", "inventor de moda" e outros adjetivos menos publicáveis, é algo ao qual toda pessoa adepta da inovação deve estar acostumada. O que incomoda é quando os adjetivos são proferidos por pessoas do seu círculo de relacionamento.

Bem, as reações diante da minha última palestra foram fortes. Muitos (graças a Deus) aplaudiram, enquanto outros torceram a cara. Isso é normal e esperado, afinal, tratava-se de um assunto mais polêmico que mamilos (parafraseando meu amigo Daniel).

Diante dessas situações, minha resposta é sempre a mesma: Mostro o que os outros estão pensando. Isso prova que eu posso até ser "um ponto fora da curva", mas não estou sozinho.

Vamos dar mais uma olhada no que andam falando sobre novas tecnologias para aplicações corporativas, incluindo: Node.js e MEAN stack.


quinta-feira, 24 de abril de 2014

Localização Workshop de Qualidade de Software


Quem se inscreveu no Workshop de Qualidade de Software do CISL (Comitê de Software Livre do Governo Federal), deve saber que o curso será no SERPRO Horto. Aqui temos o LINK do Google Maps. Ao chegar na rua Pacheco Leão, é só procurar a placa do SERPRO. Haverá uma pequena estrada, de uns 200 metros, para chegar à porta principal. Entre no Portão, atravesse a ponte, vire à direita e siga subindo.

Há um estacionamento externo, porém, é preciso chegar cedo para pegar vagas. Para quem vem de Botafogo ou da Tijuca, existe o Ônibus 409.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Palestra Técnica do CISL - Arquiteturas de software corporativo modernas, baseadas em plataforma livre

Veja minha palestra no CISL, na qual falarei sobre Abordagens diferentes para criação de software corporativo, mais diluídas e desacopladas, que podem ser implementadas com software livre, visando aumentar a manutenibilidade, flexibilidade, portabilidade e interoperabilidade dos seus sistemas aplicativos.  Dia 25/04/2014, 10:00.

Transmissão:
A atividade será transmitida via internet pelo serviço Assiste - Vídeo Streaming Livre do Serpro.

Para acompanhar, acesse: assiste.serpro.gov.br/cisl/

Para encaminhar perguntas durante a palestra, enviem para o e-mail [email protected],diáspora https://diasporabr.com.br/u/cislgovbr, twitter @CISLGovBR ou facebookhttps://www.facebook.com/cislgovbr. Reveja as palestras técnicas editadas no nosso canal do youtube https://www.youtube.com/user/CISLGov .

terça-feira, 15 de abril de 2014

Chegado, o momento de aprender MEAN é, Joven padawan!


E aí? Quer ser um eterno ˜padawan˜? Então "güenta"um pouco que estou preparando um Workshop sinistro de MEAN development. Veja aqui como se graduar e se sobressair nessa galáxia!


segunda-feira, 14 de abril de 2014

Dia 25 não perca minha nova palestra!

Arquiteturas de software corporativo modernas, baseadas em software livre

Dia 25 de Abril de 2014, de 10:00 até 12:00,  pelo CISL - Comitê de Implantação de Software Livre do Governo Federal. Haverá transmissão ao vivo (streaming) pelo site: http://assiste.serpro.gov.br/cisl/

E você poderá interagir!

Abordagens diferentes para criação de software corporativo, mais diluídas e desacopladas, que podem ser implementadas com software livre, visando aumentar a manutenibilidade, flexibilidade, portabilidade e interoperabilidade dos seus sistemas aplicativos.

http://migre.me/iMpuq

Para encaminhar perguntas durante a palestra, enviem para o e-mail [email protected],diáspora https://diasporabr.com.br/u/cislgovbr, twitter @CISLGovBR ou facebookhttps://www.facebook.com/cislgovbr. Reveja as palestras técnicas editadas no nosso canal do youtube https://www.youtube.com/user/CISLGov .

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Existe futuro para o Java EE?


Existe futuro para o Java EE? Ainda há esperança para esse famoso stack de desenvolvimento de aplicações corporativas? Ou tudo se resumirá ao Node.js e às tecnologias mais modernas? (imagem feita por j4p4n, obtida do OpenClipart).


quarta-feira, 9 de abril de 2014

Dicas do vovô


A única maneira de evitar ser atropelado pelo "trem" da inovação, é se tornar o maquinista! 

Evite ser reacionário! Estude e abrace as novas tecnologias, evitando a "síndrome do comprometimento". Digo isso mais em função do apego que as pessoas têm às suas tecnologias favoritas, como o stack Java EE, o JSF, o JPA etc. Tenho recebido algumas críticas que denotam esse tipo de comportamento.

Eu sou desenvolvedor Java há muitos anos, além de ser Java-tudo (sou certificado em quase tudo em Java, inclusive SCEA). Tenho livros de Java EE publicados. Para mim, foi muito difícil "sair da caixa"... Tive que queimar meus navios! Queime você também! Não resista, você será assimilado (Borgs, Star Trek).

terça-feira, 8 de abril de 2014

Estressando o node.js


Ainda estamos estupefatos com o desempenho e facilidade acachapantes do Node.js. Realmente, há muito tempo estávamos procurando uma solução simples, que nos livrasse do excesso de complexidade dos frameworks e mecanismos de aplicações corporativas atuais. Assim, embarcamos de cabeça no MEAN stack, certo?

Porém, O Bom Programador adverte: Entrar de cabeça em uma solução, sem compreender como ela funciona, é uma tolice absurda! É exatamente a síndrome do "Golden Hammer", ou pior: "Cargo cult programming".

Por isso, estamos testando, estressando e procurando esclarecer bem alguns pontos "obscuros" do Node.js, para que você saiba exatamente no quê está entrando.


sábado, 5 de abril de 2014

O bom programador procura colaboradores maus!

Tem pouca paciência com idiotas? Tem dificuldade em aceitar dogmas? Gosta de destruir reputações? Então venha detonar no Bom Programador! Vamos destruir paradigmas e cortar algumas cabeças duras também! Vamos fazer benchmarks sinistros, criar polêmicas e mostrar a verdade, nua e crua, juntos! Pegue sua Katana e responda.

Em breve: O que faz o Node.js ter essa performance esculachante?


Essa papo de "loop de eventos" single thread, não parece combinar muito com alta performance... Como é que funciona realmente o Node.js? Como é sua arquitetura? E essa mítica dele ter problemas de desempenho com aplicações que exigem alto consumo de CPU? Estamos preparando um benchmark com todas as explicações necessárias e postaremos para vocês em breve. Só aqui, no Bom Programador!

quinta-feira, 3 de abril de 2014

MEAN Stack: Hora de ser mau!

(Hector Gomez - OpenClippart.org)

Chegou a hora de sermos maus! Vamos usar o MEAN stack para cortar as cabeças dos amantes do Java EE! Vamos ver como usar um novo toolset de ferramentas para criar aplicações web, com desempenho alucinante, e disciplinadas, como todo ninja deve ser. Criei um micro tutorial para você aprender os conceitos e as ferramentas que compõem o MEAN stack, de forma simples e prática.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Tendência das aplicações corporativas: Javascript de ponta a ponta

Há uma forte tendência em utilizar um "stack" composto por ferramentas baseadas em Javascript, de ponta a ponta, nas aplicações corporativas. Desde a camada Cliente até a Servidora, e tudo baseado em padrões modernos, como: REST e JSON. A base disso tudo é o node.js, do qual já falamos aqui. Agora, vamos fazer um painel de tudo que se fala sobre a adoção dessas ferramentas, base do MEAN stack (para o qual estamos preparando um tutorial).