#engenhariaDeSoftware #sistemasReativos #CQRS #EventSourcing
Cara, estamos muito, mas MUUUIIIITO desatualizados!
A engenharia de software está sofrendo uma verdadeira revolução, e nem todo mundo se deu conta. A maneira que modularizamos, componentizamos, implementamos comunicação e persistimos em nossos aplicativos mudou completamente.
Para começar, sabe o que são sistemas reativos? Não? Dê uma espiada na figura abaixo… Se ainda não conhece, leia o Manifesto Reativo (https://www.reactivemanifesto.org/pt-BR) e o assine!
Não há mais lugar para excrescências (sim, é isso mesmo) como: OOP, ORM, 2 Phase Commit e outras TOLICES do século XX.
Padrões e técnicas modernas, como: Event Sourcing, CQRS (Command Query Responsibility Segregation), Saga, Consistência eventual e sistemas reativos estão silenciosamente dominando o mercado.
Sinto muito, mas tudo aquilo que você aprendeu e guardou com carinho em seu coração, já não vale mais nada. Se você é engenheiro ou arquiteto de software, eu recomendaria que começasse imediatamente a estudar essa nova arquitetura de software, começando por entender o que são sistemas reativos.
Para comemorar os 7 anos do Bom Programador, estou iniciando uma série de artigos sobre novas tecnologias, centradas no conceito de Sistemas Reativos!
Para começar, por que você pensa que o React tem esse nome? E o RxJS (Reactive eXtensions for JavaScript)?
Frameworks e bibliotecas reativas
Comece estudando o Manifesto Reativo: https://www.reactivemanifesto.org/pt-BR.
Depois, olhe as principais bibliotecas e frameworks Reativos, para várias linguagens e plataformas, por exemplo:
Estou trabalhando em um novo exemplo de software reativo, utilizando os conceitos do Manifesto Reativo, e duas camadas (frontend backend), com React e React Native. Em breve, postarei alguns tutoriais sobre ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário