quinta-feira, 31 de julho de 2014

Github & Could9 - Comece a programar em Node.js agora mesmo!


Você deve ter ficado "doido" (ou "doida") com esse papo de Node.js, não? Já pensou na quantidade de porcarias que pode desenvolver? Sem mistério, sem burocracia e sem complicação? Porém, assim, como você, muita gente tem me falado que o problema é a instalação da plataforma, que não dá para aprender porque tem que ficar instalando o Node, o NPM etc.

Para de chorar, caraca! Taqui tudo o que você precisa para começar a desenvolver com Node.js, sem ter que instalar p... nenhuma: Github + Could9!

O Github é um armazenador de repositórios Git. Conhece Git? Não? Então veja esse TUTORIAL.

Pois é, o Github oferece hospedagem gratuita para repositórios de projetos Open Source. Você pode criar seu projeto e fazer "git push" para publicá-lo diretamente no Github.

Mas, se o seu projeto não é Open Source, não tem problema! O Github tem planos de pagamento mensal para repositórios privados. Veja os preços:



E, se você usa eclipse, pode adicionar um plugin para lidar com repositórios Git, que faz "push", "pull", "fetch", etc. É só adicionar o plugin: "Git Team Provider" e, se quiser, a integração direta com o Github:


Agora, se você quiser começar a estudar ou trabalhar com Node.js e não tem como instalar uma plataforma, nem mesmo o eclipse, então a solução é usar a IDE Cloud9. Ela é um ambiente completo de desenvolvimento e teste de aplicações, e pode ser usada com Node.js e Express.js também!

Seu uso é gratuito se você trabalhar com "workspaces" públicas, hospedadas no Github, por exemplo. As pessoas poderão ter acesso à sua Workspace. Se você quiser desenvolver um projeto privado, sem problemas, pois o Cloud9 tem um plano "premium" bem accessível:


Se você quiser fazer um "test-drive", basta criar uma conta no Github e criar um repositório nele. Depois, vá no Cloud9 e crie uma nova workspace, selecionando "Node.js" como sua linguagem. Você terá um ambiente pronto, incluindo um projeto Express / Node, que você poderá até testar e depurar:


E depois, é só usar o terminal "bash" fornecido pelo Cloud9 para adicionar um repositório remoto no Github e fazer o "push".

Bem, espero que isso acabe com sua desculpa para não aprender Node.js e o MEAN stack!